Revistas > Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental > Volumes > Volume 9, Número 4, dezembro de 2006
Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, volume 9, número 4 dezembro de 2006 SUMÁRIO / CONTENTS
Frente
Verso
Editorial
Artigo completo
1. Dissociação, experiência e narrativa – um estudo de caso
Marcelo Kimati Dias e José Luiz dos Santos
Dissociação da consciência é um fenômeno que ocorre tanto em situações culturalmente sancionadas, como rituais religiosos, quanto dentro de contextos médicos. As classificações diagnósticas procuram diferenciar estes episódios em dois fenômenos distintos. Ainda que haja esta tentativa, indivíduos que apresentam quadros dissociativos freqüentemente procuram diferentes possibilidades interpretativas desse fenômeno. O presente estudo procura, por meio de uma etnografia centrada na pessoa, descrever o itinerário de diferentes saberes percorrido por uma paciente com episódios dissociativos. Identificamos ainda que a construção da narrativa da experiência dissociativa apresenta especificidades relacionadas ao fenômeno psicopatológico da dissociação.
Palavras-chave: Dissociação, etnografia centrada na pessoa, narrativa, psiquiatria cultural
Autores: Marcelo Kimati Dias e José Luiz dos Santos
2. O olhar do outro primordial
Edilene Freire Queiroz
O objetivo deste trabalho é discutir a hipótese de uma causalidade pré-verbal da realidade psíquica, estabelecida no corpo-a-corpo mãe-criança. O olhar é o objeto que intermedia essa relação. Ele é causa de desejo, institui uma falta e, como a palavra, deixa marcas sobre o bebê. No nosso entender ele constitui um objeto pré-verbal e, como tal, pré-anuncia o verbal, ou seja, cria a condição de. A percepção da mãe sobre o seu bebê é sempre uma suposição, passível de enganos, engodos e desmentidos. O jogo de olhares entre mãe e criança operado nesse campo, instala uma Verleugnung primordial que produz a ilusão de união, suposição de completude, de corpo contínuo, desmentindo a experiência de separação que instala a descontinuidade entre ambas e, portanto, a alteridade.
Palavras-chave: Outro primordial, Verleugnung, olhar materno, falta do outro
Autores: Edilene Freire Queiroz
3. Los borrosos límites del diagnóstico de las psicosis. ¿En qué ayuda un psicoanálisis? Ilustración clínica
Liudmila Romero y Raudelio Machin
En el artículo se tratan de mostrar las ventajas de una clínica de las psicosis desde una perspectiva psicoanalítica. Con este fin, se presentan cuatro casos que ilustran la problemática. Se discute sobre el lugar del episteme psicoanalítico en las ciencias del sujeto y se defiende su utilidad en la práctica clínica. Luego se ilustran los principales hechos descubiertos por el saber psicoanalítico en la clínica de las psicosis, cuya particular agudeza ayudó a resolver satisfactoriamente los casos presentados. Finalmente se convoca, a través de otro caso, a discutir sobre las lagunas con las que aún debe confrontarse ese saber.
Palabras clave: Epistemología, psicoanálisis, diagnóstico temprano, clínica de las psicosis
Autores: Liudmila Romero e Raudelio Machin
4. Les objets de la pulsion et la construction de l’object psychique chez l’adolescent déliquant
Rosane de Abreu e Silva
Tout au long du développement infantile, l’être humain doit se former des représentations des objets de la pulsion à l’intérieur de la psyché. L’adolescence ne fait que montrer les effets des premières expériences vécues, en particulier les possibilités de se construire um objet psychique. La dialectique entre le dedans et le dehors, entre le sujet et l’objet inscrite avec les premiers objets de la pulsion, est au cœur de la pathologie de la délinquance juvénile.
Mots clés: Objets de la pulsion, objet psychique, adolescence, Délinquance
Autores: Rosane de Abreu e Silva
5. Patologias narcísicas e doenças auto-imunes: discussão da metodologia de pesquisa
Julio Verztman, Teresa Pinheiro, Patrícia Saceanu e Diane Viana
Este artigo visa apresentar o estado atual de desenvolvimento da pesquisa intitulada “Patologias narcísicas e doenças auto-imunes”, que vem sendo realizada desde março de 2002, a partir de um acordo entre o Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica e o Instituto de Psiquiatria – UFRJ. Trata-se de uma investigação teórica e clínica, que pretende comparar o atendimento psicanalítico oferecido a dois grupos de sujeitos. A principal motivação desta pesquisa foi a constatação de que atualmente nos deparamos na clínica psicanalítica com quadros que os referenciais teóricos habituais, centrados no modelo da histeria, pareciam insuficientes para explicar. Enfatizamos a especificidade da metodologia utilizada e alguns de seus principais aspectos teóricos e clínicos. Fornecemos também um breve panorama sobre metodologia qualitativa de pesquisa e sua possível correlação com o campo psicanalítico.
Palavras-chave: Pesquisa clínica, psicanálise, metodologia qualitativa, patologias narcísicas
Autores: Julio Verztman, Teresa Pinheiro, Patrícia Saceanu e Diane Viana
6. Hóspedes e peregrinos. Duas montagens subjetivas na psicose
Adriana Cerdeira e Guilherme Gutman
Neste trabalho, os autores discutem, no contexto do evento psicopatológico classicamente denominado humor delirante ou trema, dois momentos subjetivos aqui chamados peregrinação e hospedagem. Na acepção proposta para estes termos, ambos estariam delimitados cronologicamente, entre o desencadeamento de um surto psicótico e, no outro extremo, a construção de uma metáfora delirante. A hipótese teórica preliminar é a de que, no trânsito entre a condição de peregrino e a de hóspede, algo de fundamental se passa na perspectiva do psicótico; a hipótese teórico-clínica é a de que o trânsito de uma condição à outra guarda relação íntima com a qualidade e a extensão da rede de laços estabelecida pelo sujeito.
Palavras-chave: Psicose, psicanálise, saúde mental, clínica ampliada
Autores: Adriana Cerdeira e Guilherme Gutman
Observando a medicina
Mônica Teixeira
Comissão de consultores dos EUA revisa regras para pesquisa nas prisões
Observando a psiquiatria
Nelson Goldenstein
Pragmatismo e senso comum
Medicina da alma
Paulo José Carvalho da Silva
O romano que virou pássaro: considerações sobre o relato de caso
Paolo Zacchia
Dos males hipocondríacos. Fragmento
Clássicos da Psicopatologia
Mário Eduardo Costa Pereira
A loucura como fenômeno transindividual: sobre a floie-à-deux, segundo Lasègue e Falret
Drs. Ch. Lasègue e J. Falret
A loucura a dois
História da psiquiatria
Francis Moraes de Almeida
Em memória de um pobre homem: a psiquiatria de Dyonélio Machado em Uma definição biológica do crime
Dyonélio Machado
Uma definição biológica do crime (1933)
Resenha de livros
Luiz Egelmann
Psiquiatria social contemporânea
Resenha de artigos