Orientações e Boas Práticas Científicas
Escopo e política
Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070 cj. 804 SP.SP. E-mail: secretaria.auppf@gmail.com Portal: www.fundamentalpsychopathology.org.br
ORIENTAÇÕES PARA BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS Março de 2015
1) SOBRE PROCEDIMENTOS ÉTICOS EM PESQUISA No caso de pesquisa com humanos o pesquisador deve atender à Resolução466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, que substituiu a Resolução 196/96 (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf) e no caso de pesquisas com animais a Lei 11.794/2008 do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/75669.html)
2) SOBRE O CONFLITO POTENCIAL DE INTERESSES A – Em projetos de Pesquisa Há conflito potencial de interesses sempre que os interesses de uma pesquisa são influenciados por outros interesses que podem alterar os resultados, a forma de comunicação dos mesmos ou ainda o próprio desenho da pesquisa. Ou seja, o conflito de interesses surge quando interesses de outra natureza, que não a científica, ainda que legítimos, interferem diretamente no andamento e/ou a análise de resultados de uma pesquisa. Será importante, no caso, decidir sobre a extensão de tais conflitos para abandonar/modificar o projeto ou para declarar a existência de qualquer conflito potencial de interesses que tende a afetar a fidedignidade científica dos resultados do desenvolvimento do projeto. Um trabalho científico que exponha resultados de pesquisa realizada em situação de conflito potencial de interesses deve conter, de maneira clara e destacada, a declaração de existência desse conflito, bem como de todas as fontes de apoio material, direto ou indireto, à realização e divulgação da pesquisa. B – Na elaboração de pareceres científicos e técnicos 2 Há conflito de interesses quando o parecerista é colaborador em projetos e publicações do solicitante, quando o parecerista tem interesse comercial na aprovação do projeto ou quando há relações familiares, de orientador/orientando ou quaisquer outras que tornem inviável a elaboração de um parecer isento.
3) SOBRE A AVALIAÇÃO PELOS PARES Todo pesquisador encarregado de avaliar o mérito cientifico de solicitações de fomento, relatórios ou assuntos de qualquer outra espécie deve fazê-lo com rigor, objetividade, imparcialidade e dentro do prazo solicitado.
4) SOBRE A RESPONSABILIDADE ÉTICA DO ORIENTADOR Durante o período da pesquisa, os orientadores são corresponsáveis pela qualidade científica e ética das atividades de pesquisa de seus orientandos, bem como dos relatos de seus resultados. Além de oferecer a seus orientandos conhecimentos sobre a prática científica, todo orientador deve incentivar e facilitar a participação dos orientandos em atividades de que discutam questões de integridade ética da pesquisa. Na redação de artigos baseados em pesquisas sob orientação, o orientador é coautor e seu nome deve sair depois do nome do pesquisador orientado.
5) ASPECTOS ÉTICOS NA COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA Quando uma pesquisa é realizada em colaboração com outros pesquisadores, o pesquisador deve manter em sigilo os dados e informações coletados, os procedimentos e os resultados parciais até que se conclua a publicação dos resultados finais, exceto quando sua divulgação for expressamente autorizada por todos os outros pesquisadores. Ao comunicar os resultados de sua pesquisa, por meio de um trabalho científico, o pesquisador deve expô-los com precisão, assim como todos os dados, informações e procedimentos que julgue terem sido relevantes para sua obtenção e justificação cientificas. Nas situações em que essa exposição seja inviabilizada por razões éticas ou legais, esse fato deve ser expressamente mencionado no trabalho.
6) ASPECTOS ÉTICOS NA AUTORIA DE PESQUISA E DE ARTIGOS As formulações de uma pesquisa que não forem originais ou de domínio público devem ser creditadas a seus autores no corpo do trabalho. A submissão de um mesmo trabalho em veículos diferentes de publicação deve ser declarada pelo pesquisador ao editor. 3 A publicação de trabalho já publicado anteriormente deve ser declarada no corpo do texto, informando a revista/periódico ou situação em que tal publicação ocorreu. Em um trabalho cientifico devem ser indicados como seus autores todos e apenas os pesquisadores que, tendo concordado expressamente com essa indicação, tenham dado contribuições intelectuais diretas e substanciais para a concepção e/u realização da pesquisa cujos resultados são nele apresentados. Os técnicos que participaram da pesquisa, como estatísticos, enfermeiros, fisioterapeutas etc. devem receber reconhecimento e agradecimento no final do trabalho. Por fim, quando solicitado, pesquisador deve informar seus dados curriculares de maneira veraz, completa e precisa.
7) SOBRE O REGISTRO, CONSERVAÇÃO E ACESSIBILIDADE DE DADOS E INFORMAÇÕES. Dados e informações coletados, procedimentos realizados e resultados parciais obtidos no curso da realização de uma pesquisa devem ser registrados pelos pesquisadores de maneira precisa e completa. Tais registros devem ser conservados de maneira segura durante um período mínimo de cinco anos após a publicação dos resultados da pesquisa. Pesquisadores e suas instituições de pesquisa são corresponsáveis por essa conservação. Após a publicação dos resultados, os registros de pesquisas devem permanecer acessíveis a outros pesquisadores, a fim de que possam verificar a correção da pesquisa, replicá-la ou dar-lhe continuidade. Tal acessibilidade apenas pode ser limitada por razões éticas ou legais. Documentos consultados: FAPESP – Código de Boas Práticas Científicas 2014, disponível em http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESPCodigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf REGOI, S.; PALÁCIOSII, M. Conflitos de Interesses e a Produção Científica. Revista Brasileira de Educação Médica, 32 (3): 281 – 282 ; 2008. MINISTÉRIO DA SAÚDE – RESOLUÇÃO 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, disponível em http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf MINISTÉRIO DE CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – LEI 11.794/2008, disponível em: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/75669.html
Forma e preparação de manuscritos
Os artigos podem ser escritos em português, espanhol, francês ou inglês. Devem ser digitados em Times New Roman, corpo 12, espaço duplo (arquivos tipo ‘.doc’ ou ‘.docx’). Não devem ultrapassar 50.000 caracteres com espaços. A contagem de caracteres inclui texto principal, notas e referências, excluídos os resumos e palavras-chave.
Resumos: quatro resumos de mesmo teor, em português, espanhol, francês, inglês . Os resumos devem identificar objetivos, procedimentos e conclusões do trabalho. Devem conter, no máximo, 900 caracteres com espaços.
Palavras-chave: em número de quatro, em português, espanhol, francês e inglês
Notas de rodapé: Deverão corresponder a notas não bibliográficas, reduzidas ao mínimo e colocadas ao pé das páginas, ordenadas por algarismos arábicos que deverão aparecer imediatamente após o segmento de texto ao qual se refere a nota.
Referências bibliográficas e citações: As referências devem aparecer no final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome. As referências e citações no texto devem seguir as normas da APA, 6a. ed., 2010, segundo o Publication Manual of the American Psychological Association. As normas podem ser consultadas em http://www.apastyle.org. Os autores devem certificar-se de que as referências citadas no texto constam da lista de referências com datas exatas e nomes de autores corretamente grafados. A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos inéditos ou em andamento poderão ser citados quando absolutamente necessários, mas não devem ser incluídos na lista de referências, apenas citados no texto ou em nota de rodapé.
Envio de manuscritos
Os artigos devem ser submetidos pelo sistema online, disponível em
https://mc04.manuscriptcentral.com/rlpf-scielo.
Procedimentos de avaliação por pares (peer review): Assim que recebidos, são avaliados pelo corpo editorial quanto à sua adequação à missão da Revista, a aspectos formais e às normas editoriais adotadas. Todos os artigos aceitos para avaliação são enviados para revisores externos, especialistas no tema do trabalho submetido, que apoiam as decisões editoriais. Na seleção de artigos para publicação, avaliam-se a originalidade, a relevância do tema e a qualidade da metodologia científica utilizada.
Processo de submissão on line
Seguindo as instruções da submissão online, devem ser enviados os arquivos referentes a Página Inicial (Title Page), Documento Principal (Main Document) e Carta de Apresentação (Cover Letter), e ainda arquivos específicos com Figuras e Tabelas, se houver.
– Página inicial (Title page)
A página inicial deve conter:
Título do artigo descrevendo o assunto a que se refere, com versão em português, espanhol, francês, inglês e alemão.
Autores: nomes dos autores, titulações acadêmicas, instituições a que pertencem, endereços completos e respectivos e-mail.
Outras informações: nome do grupo de pesquisa e instituição onde o trabalho foi realizado; se foi subvencionado, deve-se indicar a entidade que concedeu o auxílio; se foi baseado em dissertação ou tese acadêmica, deve-se indicar o título, ano e instituição onde foi apresentada; se foi apresentado em reunião científica, deve-se indicar o nome do evento, local e data de realização.
Agradecimentos:devem ser breves e dirigidos a pessoas ou instituições que contribuíram substancialmente para a elaboração do trabalho. – Documento principal (Main document)
O documento principal não deve ter qualquer identificação dos autores, para garantir uma avaliação duplamente cega. Deve conter os resumos e descritores nos idiomas solicitados e o texto completo do artigo, com as referências bibliográficas.
– Carta de Apresentação (Cover Letter)
Todos os autores devem subscrever a carta de apresentação dirigida aos editores responsáveis. Na carta de apresentação, os autores devem indicar a qual seção da Revista o trabalho se destina. Solicita-se que descrevam a participação específica de cada um dos autores (por exemplo, nos itens concepção, planejamento e execução do trabalho, análise ou interpretação dos resultados, redação do artigo e sua revisão intelectual crítica, responsabilidade pela aprovação final do texto), além de dar outras informações que julgarem pertinentes para a apreciação do artigo. Em caso de investigação que envolva seres humanos como sujeitos de pesquisa, deve ser indicada a sua aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa da instituição onde foi realizada, com indicação da inscrição na Plataforma Brasil. Os autores devem ainda informar qualquer conflito de interesse que possa haver influenciado nos resultados da pesquisa.
Tabelas
Devem ser submetidas em arquivos separados e não devem estar inseridas no documento principal, onde deve constar o local de sua entrada. Figuras
Figuras não produzidas eletronicamente devem ser encaminhadas em qualidade de fotografia sem exceder as dimensões 10x13cm. Figuras com imagens devem ser gravadas em Adobe PhotoShop 6.0 ou superior, no formato JPEG. Não gravar em formato BMP nem em formatos compactados.
Ao usar scanner para reproduzir figuras, dar preferência a resoluções de, no mínimo, 500 DPI, nos modos Desenho (desenho) ou Gray Scale (fotos).
Devem ser submetidas em arquivos separados e não devem estar inseridas no documento principal, onde deve constar o local de sua entrada.
Resenhas bibliográficas: devem ser submetidas diretamente à editoria da seção, pelo e-mail resenhas.rlpf@gmail.com.
Elas podem ser escritas em português, espanhol, francês ou inglês, e devem ter seu título em português, espanhol e inglês. Os manuscritos devem apresentar na primeira página os dados do livro resenhado (título, autor, cidade, editora, ano da publicação e número de páginas) e a identificação do resenhista, incluindo a filiação institucional. Os textos devem conter uma breve apresentação do conteúdo e da estrutura, assim como uma análise crítica do livro resenhado, e devem ter uma concisa bibliografia. As resenhas não devem ultrapassar 7.000 caracteres com espaço, escritas em Times New Roman, corpo 12, espaço duplo.