Revistas > Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental > Volumes > Volume 7, Número 3, setembro de 2004
Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, volume 7, número 3, setembro de 2004 SUMÁRIO / CONTENTS
Frente
Verso
Editorial
1. Fetichismo e subjetividade feminina
Denise Teles Freire Campos
Em seu processo de subjetivação algumas mulheres parecem apresentar uma certa “dificuldade” em ter filhos. Assim, uma demanda incessante de ter um filho é apresentada à medicina (demanda insaciável, visto que ela não se dirige àquilo que exprime) e vem ocupar o lugar de objeto da falta. O jogo do Ter se substitui ao Ser, e permite a permanência dessas mulheres em uma posição de passagem, em uma estrutura fortemente marcada por uma vertente fetichista, que ocupa o lugar da demanda de amor dirigida à mãe. Contrariamente à posição freudiana, pela qual ter um filho permite a resolução final do Édipo, nosso material clínico revela que, nestes casos, o chamado “desejo de ter um filho” responde a uma recusa em subjetivar a falta, recusa em “se tornar mulher”, cuja manifestação é uma posição fetichizada.
Palavras-chave: Feminilidade, fetichismo, desejo de ter filhos, subjetivação
2. Frigidez feminina e a dialética do amor, desejo e gozo
Walkiria Helena Grant
A frigidez feminina, diferentemente da impotência masculina, necessariamente não se faz sintoma. É no decorrer do trabalho analítico que ela pode assumir o estatuto de sofrimento para um sujeito. O que pode nos oferecer a psicanálise como parâmetros para pensarmos a(s) causa(s) da frigidez? Com Freud, retomaremos aspectos da célebre análise conduzida na princesa Marie-Bonaparte, que sofreu com sua frigidez. Com Lacan, destacaremos o manejo da relação transferencial para que a dialética do amor, desejo e gozo possa ter lugar no mundo psíquico daquela que ocupava a posição defensiva denominada frigidez.
Palavras-chave: Frigidez, amor, desejo, gozo, Freud, Lacan
3. O laço social na contemporaneida
Regina Herzog
Nos dias atuais verifica-se uma mudança no modo como se estabelece o laço social. A falência da autoridade simbólica vem sendo considerada uma das mais importantes causas dessa mudança. À luz da concepção psicanalítica sobre a origem da sociedade, tal como apresentada em “Totem e tabu”, o presente artigo problematiza a questão do laço social e sugere, a partir do texto “Moisés e o monoteísmo”, um caminho para se pensar os motivos da falência da autoridade simbólica na contemporaneidade
Palavras-chave: Psicanálise, laço social, contemporaneidade
4. O ineditismo na adolescência: originalidade, igualdade e repetição
Fuad Kyrillos Neto e Christian Ingo Lenz Dunker
O artigo aborda as especificidades do sujeito adolescente, enfatizando os efeitos de sua inserção em uma sociedade caracterizada pelo narcisismo e pelo consumo. Considerando os impasses da psicanálise frente à cultura do narcisismo, apontamos aspectos da clínica tais como separação, alienação, desalienação e escuta que podem ser terapêuticos em uma clínica com adolescentes.
Palavras-chave: Adolescente, clínica, subjetividade, narcisismo
______________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Notas sobre clínica e política
Antonio Lancetti
As questões e problemas colocados pelo capitalismo contemporâneo para os mentaleiros ou pessoas que participam do movimento da reforma psiquiátrica brasileira são arrepiantes: os bicos dos peitos e a língua de fulana cortados com canivete, penetrada por cinco ou seis rapazes e as mulheres reanimando-a com água fresca. Polícia sentando dedo na favela cobrando oedágio e metendo aquele pânico em todos. E as que têm que dar para o padrasto…
6. Complejidad del dolor y el sufrimiento humano
Carlos Rojas Malpica, Joyce Esser Díaz e Mariana Rojas Esser
En el presente trabajo se discute una cierta concepción unidireccional que, desde el positivismo lógico, se ha venido imponiendo en la investigación médico-psiquiátrica. Aunque la mayoría de los enfermos y de los investigadores insistan en presentar y/o estudiar el dolor y el sufrimiento humano a partir de sus características más molestas y desagradables, estos son fenómenos complejos que no admiten esa sola lectura. Un recorrido por la filosofía, la fenomenología y el psicoanálisis nos aproximará a posibilidades poco exploradas por la medicina, para comprender mejor la complejidad del problema más allá de los síntomas y de la neurofisiología.
Palabras claves: Dolor, sufrimiento, placer, antropología médica
7. O caso clínico na instituição pública: polifonias desejantes
Iza Maria A. de Oliveira
Este trabalho discute o caso clínico, com dispositivos psicanalíticos, dentro de uma instituição pública. Trata-se de um debate de relevância à medida que, cada vez mais, a prática psicanalítica se estende a outras áreas do social, como os espaços institucionais. Trabalharemos a partir de uma interrogação central: haveria especificidades na produção do caso clínico numa instituição pública? Primeiramente, situaremos algumas condições do nascimento do caso clínico na psicanálise, ou seja, de que forma essa construção se deu em Freud, pois ele servia tanto para o trabalho do alívio do sofrimento de seus pacientes, quanto para a produção da metapsicologia freudiana. A partir da apresentação de um caso clínico, atendido numa instituição, constataremos como essa construção rompe com as fronteiras entre privado e público, demonstrando que o compromisso daquele que escuta não se dá, a priori, pelo atendimento num local público, mas também pelo ato de transmissão de sua escuta.
Palavras-chave: Caso clínico, ato, instituição pública, transmissão, escrita
Observando a medicina
Uma medicina para escravos
Observando a psiquiatria
Why does psychiatry need to define “mental disorder”?
Clássicos da Psicopatologia
Pinel – a mania, o tratamento moral e os inícios da psiquiatria contemporânea
Tratado médico-filosófico sobre a alienação mental ou mania (1801)
História da psiquiatria
Apresentação: A paranóia nos negros (Nina-Rodrigues), parte 2
A paranóia nos negros: estudo clínico e médico-legal (1903) – Parte 2
Entrevista
Entrevista com o Prof. Dr. Cláudio Laks Eizirik
Resenha de livros
Dos sons à palavra: explorações sobre o tratamento psicanalítico da criança autista
Melanie Klein. Uma mulher, uma psicanalista