Revistas > Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental > Volumes > Volume 13, Número 2, junho de 2010
EDITORIAL
Pela primeira vez em sua história de 13 anos, a Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (RLPF) foi convidada, em maio de 2010, a fazer parte de importante base de dados norte-americana, a EBSCO Publishing Inc, voltada principalmente para um público universitário.
Este é, sem dúvida alguma, um destacado feito internacional que merece ser devidamente comemorado, pois até agora a inclusão em bases de dados vinha sendo feita mediante solicitação da revista. Além disso, a inclusão em bases de dados norte-americanas não é simples e fácil para um periódico científico publicado no Brasil, com trabalhos em português, espanhol, francês e inglês.
Manoel Tosta Berlinck
ARTIGOS
Febronio, Blaise & Heitor. Pathos, violência e poder
O texto apresenta uma discussão sobre a relação intrínseca entre pathos, violência e poder, tendo como fio condutor a história de Febronio Índio do Brasil, louco-assassino que instigou o imaginário sobre a loucura e que, por sua repercussão internacional, ajudou a criar uma imagem do que seria a humanidade nos trópicos, uma fábula brasileira onde se podia encontrar aquilo que Foucault chamou de “grau zero da loucura”.
Palavras-chave: Febronio Índio do Brasil, Blaise Cendrars, Heitor Carrilho, história da psiquiatria
Guilherme Gutman
Violência familiar: obesidade mórbida e função ômega
We present the final results of a study using the IRDI (Clinical Este estudo objetiva explorar aspectos psicológicos de obesos mórbidos e se baseia em treze casos atendidos em avaliação psicodiagnóstica. Para este trabalho, foram utilizadas suas histórias de vida, conforme relatadas por eles durante as entrevistas. O material coletado foi analisado a partir do referencial psicanalítico. Concluise que a obesidade mórbida é uma patologia dos estados-limite, que diz respeito ao ômega somático, em que há perturbações na continência psíquica e nos processos de transformação.
Palavras-chave: Obesidade mórbida, função ômega, violência familiar, transmissão psíquica
Maria do Carmo Cintra de Almeida-Prado
Terezinha Féres-Carneiro
The analyst’s desire in the clinic of anorexia
The present work deals with the issue of the analyst’s desire in the psychoanalytical treatment of anorexia. It analyzes important elements to establish transference in these cases, as the pursuit of death and the choice of refusing food as a way of controlling the demands of the Other. It then discusses the “analist’s desire” function in this clinic. Rejecting the definition of a treatment model and the structural categorization of anorexia, we can find in the cases of the girl of Angouleme (Charcot) and Sidonie (M. Mannoni) present possible subjective ways to get out of this psychopathological impasse, by means of this function.
Key words: Analyst’s desire, anorexia and psychoanalytical clinic
Mariana Benatto Pereira da Silva
Mario Eduardo Costa Pereira
Eloísa Helena Valler Celeri
Do ideal ascético ao ideal estético: a evolução histórica da Anorexia Nervosa
O estudo da anorexia nervosa sob uma perspectiva histórica visa contribuir para a investigação daquilo que se configura como influência cultural na gênese e manutenção do quadro, além de questionar posições segundo as quais a anorexia nervosa seria um “mal da modernidade” ou decorrente de um único fator. Uma análise da vida das santas da Idade Média, por exemplo, mostra quanto o comportamento perseverante as aproxima das anoréxicas de hoje, ainda que a motivação e os ideais (ascético nas primeiras e estético nas últimas) sejam diferentes.
Palavras-chave: Anorexia santa, anorexia nervosa, jejum, cultura
Cybelle Weinberg
Artigo
Comportamento violento, gênero e psicopatologia
A violência cometida por indivíduos com transtornos mentais graves tem se tornado um foco crescente de interesse entre profissionais de saúde, autoridades policiais e outros segmentos da sociedade. Na população geral, os homens são mais agressivos do que as mulheres. Entretanto, tem sido encontrado que a diferença de gênero em relação ao comportamento violento é menor entre os indivíduos que apresentam transtornos mentais, comparados àqueles que não apresentam estes transtornos.
Palavras-chave: Agressão, crime, transtorno mental, mulher
Alexandre Martins Valença
Isabella Nascimento
Kátia Mecler
Rafael Freire
Marco André Mezzasalma
Valfrido Leão
Antonio Egidio Nardi
SAÚDE MENTAL
Artigo
Cuidando do cuidador: da demanda de escuta a uma escrita de si
O artigo aborda o processo de produção de narrativas escritas sobre as cenas vividas no cotidiano dos residenciais terapêuticos, como registro histórico desse momento singular da reforma psiquiátrica em que trabalhadores de saúde mental e seus usuários deixam os manicômios e ocupam os residenciais. Em seus desdobramentos, investiga os efeitos produzidos pelo exercício compartilhado da escrita sobre a percepção de si e as práticas de cuidado desses trabalhadores.
Palavras-chave: Saúde mental, escrita de si, serviço residencial terapêutico, psicanálise
Analice de Lima Palombini
Rita Pereira Barboza
Tanise Kettermann Fick
Gabriel Binkowski
OBSERVANDO A MEDICINA
Ensaio
Medicina moderna: rumo à prevenção, à cura, ao bem-estar e à longevidade
A medicina moderna tem realizado muitas coisas nos campos de doenças infecciosas e de emergências para assistir a cura. Na maior parte dos outros campos, ela visa, sobretudo, ao controle, que é outro nome para o tratamento paliativo. A farmacologia, na qual se inclui a psicofarmacologia, é igualmente dirigida ao controle e ao alívio. Está na hora de profissionais da área e pesquisadores voltarem-se decisivamente para a prevenção e para a cura. Ademais, o outro grande desafio da medicina moderna é a longevidade aliada ao bem-estar. Avanços em vacinas contra hipertensão, diabetes, câncer etc. merecem atenção, bem como o papel da meditação, yoga, espiritualidade etc. na prevenção de doenças em vários níveis. Pesquisas sobre longevidade, mudanças no estilo de vida e centenários saudáveis merecem um exame especialmente minucioso na busca dos fatores que contribuem para a longevidade com bem-estar. Um olhar de perto para a medicina complementar e alternativa é necessário para encontrar modelos apropriados que esta possa vir a ter, à parte seus grandes discursos ou sua hostilidade para com o cuidado médico tradicional. A medicina é uma manifestação do Eros humano, e não deve tornar-se instrumento de seu Tanatos. Ela deve realizar seu verdadeiro potencial, de forma que Eros prevaleça, e Tanatos prevaleça apenas finalmente, não prematuramente.
Palavras-chave: Medicina, Eros, Tanatos, doença, prevenção, cura, paliação, longevidade, bem-estar, centenários, meditação, yoga, medicina complementar e alternativa, farmacologia, psicofarmacologia
Ajai Singh
MEDICINA DA ALMA
Artigo
Das lágrimas às palavras: manifestações do pathos segundo a medicina da alma moderna
Este artigo propõe analisar discursos da primeira modernidade sobre a fonte, natureza e finalidade das lágrimas. Em primeiro lugar, examina-se a noção de olhar para chegar à origem das paixões. Então, aborda-se as relações entre o chorar e a afetividade para, finalmente, discutir a relação das lágrimas e as palavras.
Palavras-chave: Lágrimas, pathos, palavras, medicina da alma
Paulo José Carvalho da Silva
Melina Borges Rosa Cavalcante
CLÁSSICOS DA PSICOPATOLOGIA
Artigo
Jean-Pierre Falret e a definição do método clínico em psiquiatria.
Jean-Pierre Falret pode ser considerado a terceira grande figura da medicina mental francesa da primeira metade do século XIX, tendo sido aquele que, após Pinel e Esquirol, foi responsável por dar o acabamento final à obra de fundação da psiquiatria clínica e da patologia mental. A vida de Falret coincide no tempo com o período de domínio cultural e político da França no Ocidente, no qual também a medicina mental francesa se desenvolveu e alcançou seu ápice. Após a morte de Falret, a psiquiatria francesa entra em um lento processo de decadência, sendo sua liderança gradualmente substituída pela da escola psiquiátrica germânica, a qual, ao final do século XIX e início do século XX, dará desenvolvimento a muitas das idéias desse autor. O capítulo introdutório de sua principal obra, Des maladies mentales et des asiles d’aliénés, publicada ao final de sua vida, é considerado, ele próprio, uma obra-prima. Nele, Falret faz a síntese de sua carreira intelectual e clínica, realizando um trabalho de crítica e revisão de inúmeros conceitos da medicina mental da época. Entre as grandes contribuições de Falret, está a definição precisa do método clínico em psiquiatria, com seus três principais aspectos: o enquadre dialético, a perspectiva evolutiva e a supremacia do sujeito psíquico.
Palavras-chave: Método clínico, Falret, dialético, evolutivo, psicopatologia
Fernando A. da Cunha Ramos
Ensaio
Des maladies mentales et des asiles d’alienes: leçons cliniques et considerations generales
Não tendo tido a felicidade de publicar um tratado completo sobre as moléstias mentais, tal como havíamos planejado desde o início de nossa carreira médica, na época, já tão distante, em que veio à luz nossa obra sobre a hipocondria e o suicídio, reunimos agora, em um único volume, os trabalhos que publicamos em diversos períodos e em diversas compilações. Pareceu-nos que a reimpressão dessas memórias dispersas nos forneceria uma ocasião natural para fazer conhecer, sob a forma de introdução, nossas opiniões a respeito das doenças mentais.
Jean-Pierre Falret
HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA
Artigo
A paranoia em 1904 – uma etapa na construção nosológica de Emil Kraepelin.
Este artigo apresenta o texto de Kraepelin sobre a paranoia, extraído da sétima edição de seu tratado de psiquiatria (1904), traduzido para o português e publicado pela primeira vez em 1905, na revista Arquivos Brasileiros de Psiquiatria, Neurologia e Ciências Afins. Indica-se a posição desta categoria na nosologia de Kraepelin, bem como se discute aspectos da difusão de suas ideias no Brasil.
Palavras-chave: Emil Kraepelin, paranoia – história, nosologia psiquiátrica – história, transtornos delirantes – história, Arquivos Brasileiros de Psiquiatria, Neurologia e Ciências Afins
Ana Maria Galdini Raimundo Oda
Ensaio
Paranoia (Verrücktheit) – 1904
Aqui publicamos a tradução brasileira (1905) do capítulo sobre a paranoia, extraído da sétima edição alemã (1904) do tratado (Lehrbuch) de psiquiatria de Emil Kraepelin. O autor discute o diagnóstico da paranoia e, particularmente, faz a distinção entre a paranoia e a demência precoce.
Palavras-chave: Emil Kraepelin, paranoia – história, demência precoce – história
Emil Kraepelin
RESENHA DE LIVROS
Territórios do Acompanhamento Terapêutico
“A expansão territorial do acompanhamento terapêutico como prática clínica constitui o itinerário deste novo livro”. Assim as autoras argentinas, Susana Kuras de Mauer e Silvia Resnizky, definem o percurso que traça seu mais novo livro, terceiro publicado por elas sobre o tema do Acompanhamento Terapêutico.
Cristiana Kehdi Gerab
Cuidar na clínica e na cultura
O subtítulo do novo livro de Luís Cláudio Figueiredo sugere que este é uma espécie de continuação do precedente, Psicanálise. Elementos para a clínica contemporânea (Escuta, 2005), contendo textos que “foram sendo escritos entre amigos e para amigos”. Não surpreende, portanto, que o cuidar esteja implícito a essa origem em “grupos e redes de trabalho que dão sentido e sustentação o que faço” (p. 11).
Daniel Delouya
RESENHA DE ARTIGOS
Estresse, ansiedade e depressão; não necessariamente nessa ordem
Em um desses finais de semana – quando, ainda que comprimido pela semana de trabalho que passou e por aquela que se aproximava, foi possível experimentar a breve e alentadora sensação de que a vida pode ser menos corrida ou atarefada, abri preguiçosamente o Mais! – caderno dominical da Folha de S. Paulo – e, entre resenhas e artigos, me deparei com uma coluna que encurtou o meu domingo e que me antecipou a segunda-feira.
Guilherme Gutman
LEIA TAMBÉM
CAPA / COVERCapa: Teresa BerlinckProjeto Gráfico: Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental